No dia 23 de setembro ocorreu na UFMG a Fase 3, que é a etapa de lançamentos regionais da OBSAT, 1° Olimpíada Brasileira de Satélites. A equipe Cefast Aerospace compareceu para a competição munida com o CubeSat desenvolvido e propostas significativas para exposição.
A equipe Cefast AeroSpace é composta pelo Professor Tutor Jeferson, e os seguintes integrantes: Ana Clara, André Oliveira, Átila Melo, Brandon Coimbra, Edson Gabriel, Gabriel Augusto, Geraldo Magela, Ian Félix, Letícia Menezes, Lucas Reis, Luiz Henrique, Millena Kelly, Pedro Henrique, Sarah Rabelo, Victor Augusto e Warley Souza. E a equipe que estava participando ativamente na competição é a N2- Cefast AeroSpace, composta do Pedro Henrique, Ana Clara e Gabriel Augusto como tutor.
O cronograma do dia seguiu iniciando pelo credenciamento e acolhimento das equipes participantes, com uma palestra rápida de imersão. Logo em seguida os grupos se dispuseram em bancadas, oferecendo explicações para os visitantes e avaliadores que se aproximavam buscando entender o projeto.
Continuando as avaliações, os organizadores tomaram posse dos protótipos para inspeção técnica e ambiental que compunham o método de avaliação, sendo importantes para garantir um bom desempenho para possível lançamento. Logo após a verificação houve a reunião com os jurados e em seguida a apresentação em formato pitch, onde um representante de cada equipe explicou o CubeSat e todas as especificações de pesquisas em 3 minutos, tendo mais 5 minutos para solucionar dúvidas do público.
Sobre o CubeSat
Um nano satélite desenvolvido com materiais Pion, o CubeSat teve como missão designada em projeto a coleta de dados atmosféricos como por exemplo, luminosidade, temperatura, umidade, Co2, para percepção de áreas de queimadas, auxiliando na prevenção de tais degradações.
Após uma pausa para o almoço, em seguida os participantes retornaram para o término das apresentações e palestra dos super times, equipes que foram selecionadas para criar e lançar um satélite brasileiro para a orbita, como o time Monkeys Aerospace do Cefet-MG de Leopoldina, que fez um trabalho incrível na categoria N3. Assim que todos expuseram seus trabalhos, o evento prosseguiu para o encerramento com a Cerimônia de premiação.
A equipe Aerospace foi agraciada com a colocação de 1° lugar na categoria N2. O sentimento do trabalho recompensado foi geral, causando emoção a todos os integrantes. Os próximos passos dessa jornada se situam no lançamento em um balão meteorológico do nano satélite das equipes mais bem avaliadas em São Carlos SP, o lançamento era para ter ocorrido na UFMG, mas devido à frente fria foi adiado para ser lançado em SP no dia 8 de outubro, concluindo a terceira fase da competição. Após isso, iremos ter a 4ª fase da competição, que envolve adequar o satélite para um lançamento suborbital (que vai até a orbita e volta) e fazer o lançamento mencionado. O desafio será adequar o satélite as altas temperaturas que serão impostas durante a decolagem e a descida do voo. Ainda não há previsão para este lançamento a não ser que vai ser ainda neste ano.

CEFAST AEROSPACE NA OBSAT, TERCEIRA FASE

EQUIPE CEFAST NA PREMIAÇÃO