Recentemente, os cientistas descobriram um anel em torno do planeta anão Quaoar, localizado além de Netuno em nosso Sistema Solar. A descoberta foi uma surpresa para a equipe de astrônomos que estudava o planeta anão, já que essa é a terceira vez que um anel é encontrado em torno de um objeto tão pequeno.
O anel de Quaoar é denso, com cerca de 4.000 quilômetros de diâmetro e está localizado a uma distância muito grande do planeta anão. Isso é particularmente surpreendente, já que se pensava que anéis densos só poderiam sobreviver dentro do limite de Roche de um corpo planetário. O anel é composto por partículas de gelo, com densidades entre 400 e 900 kg/m³, que parecem estar agrupadas em algumas regiões.
Os cientistas ainda não sabem ao certo como o anel se formou, mas acredita-se que a gravidade de outras estrelas próximas possa ter perturbado as órbitas dos objetos próximos a Quaoar, levando à formação do anel. Também se especula que as partículas de gelo que compõem o anel podem ter se aglomerado devido à gravidade do próprio Quaoar.
Outra questão que intriga os cientistas é como o anel permanece tão estreito, já que os impactos tendem a causar sua disseminação. Os pesquisadores acreditam que o anel pode estar próximo de uma ressonância orbital com Quaoar, o que ajudaria a manter a sua estreita largura.
O anel de Quaoar é a terceira descoberta deste tipo em nosso Sistema Solar, e isso pode ser apenas o começo. A descoberta foi feita graças a uma combinação de observações de telescópios terrestres e espaciais, e modelagem computacional. No futuro, novas observações e simulações podem ajudar a desvendar mais informações sobre como os anéis em torno de pequenos corpos celestes se formam e evoluem.
Essa descoberta surpreendente é mais uma prova de que ainda há muito a descobrir sobre o nosso Sistema Solar. A curiosidade científica continua a nos surpreender, e a descoberta do anel de Quaoar é apenas uma das muitas descobertas fascinantes que estão por vir. Se você ficou intrigado com essa descoberta, fique ligado para novas descobertas emocionantes que estão por vir!
Link para mais informações:https://www.nature.com/articles/s41586-022-05629-6
Morgado, B.E., Sicardy, B., Braga-Ribas, F., Ortiz, J.L., Salo, H., Vachier, F., Desmars, J., Pereira, C.L., Santos-Sanz, P., Sfair, R., de Santana, T., Assafin, M., Vieira-Martins, R., Gomes-Júnior, A.R., Margoti, G., Dhillon, V.S., Fernández-Valenzuela, E., Broughton, J., Bradshaw, J. and Langersek, R. (2023). A dense ring of the trans-Neptunian object Quaoar outside its Roche limit. Nature, [online] 614(7947), pp.239–243. doi:https://doi.org/10.1038/s41586-022-05629-6.